image
usina solar

Investir na própria usina solar ou compartilhar uma usina solar parceira

Publicado em 09 de maio de 2023 • Média de de leitura

Esta é uma das dúvidas mais frequentes na hora de escolher uma alternativa para reduzir a conta de energia. Mas afinal: quais os prós e contras de cada uma das opções?

 
Investir na própria usina solar
 

Neste primeiro caso, como proprietário do ativo, é necessário se responsabilizar por todas as etapas do processo. Isso envolve desde a aquisição ou o aluguel do local de instalação das placas solares, passando pelas devidas aprovações e adequações do projeto junto a distribuidora de energia até a sua efetiva conexão e operacionalização da usina fotovoltaica.

 

Podemos comparar o processo ao de construir a casa própria. É preciso escolher o local, organizar a documentação, pagar todos os custos, emitir todas as licenças, elaborar o projeto com arquiteto, acompanhar a obra, fazer os ajustes necessários e depois da mudança continuar com toda a manutenção do imóvel. Cansou, só de pensar? 

 

Então, mesmo sendo apenas um exemplo, a ideia é mostrar que como dono do negócio, você se torna responsável por cada uma dessas etapas. Além das etapas anteriores, um passo muito importante é saber qual será a origem do investimento financeiro para realizar o projeto. O recurso será próprio ou financiado? Este valor irá comprometer as finanças do seu negócio?  Será possível investir em outras melhorias se você decidir investir na fazenda solar?

 

É preciso pensar nos impactos que este desembolso financeiro terá nos seus negócios. Pois a decisão pode afetar outros aspectos da empresa ou comprometer parte do seu tempo, uma vez que estará dedicando esforços para cuidar de algo que não é o negócio da empresa. Muitas pessoas acabam contratando alguém para cuidar do tema, adicionando um gasto futuro.
 

Em contrapartida, a redução do gasto de energia é drástica e o payback do investimento está em torno de 4 ou 5 anos, dependendo do tamanho da sua demanda. A decisão requer cuidado, alguns cálculos e entendimento do seu perfil como investidor.

 

Compartilhar uma usina solar parceira
 

Esta alternativa é uma excelente opção para quem busca: (1) benefício imediato; (2) zero investimento inicial;(3) risco baixo e (4) nenhuma preocupação com ativo.

 

Basicamente, neste modelo sua empresa ou residência começa receber créditos de energia a partir do momento que se conecta com um gerador de energia que já injeta energia na rede e compartilha seu excedente. 


Isto tornou-se possível desde 2012 com a regulamentação do sistema de compensação de energia elétrica ou compartilhamento de créditos de energia. 

 

O que isso quer dizer? Isso significa que qualquer consumidor cadastrado no CPF ou CNPJ está apto a conectar um gerador de energia renovável (Solar, Eólica, Biomassa) ao sistema de distribuição de energia elétrica nacional. Ao conectar-se a rede elétrica, ele passa a consumir parte da energia gerada e/ou injetar energia na rede que torna para essa unidade consumidora ou poderá ser destinada a outras unidades consumidoras inscritas em CPFs ou CNPJs diferentes.

 

Como isso acontece?

 

Pensando nisso, a Ligy conecta fazendas solares parceiras que já produzem créditos de energia e gostaria de compartilhar com pequenos e médios negócios que desejam energia mais barata e limpa. Neste caso, reunimos nossos clientes em um clube com o objetivo de compartilhar créditos de energia

 

Formalmente, esse processo é feito por meio da constituição de um consórcio para compartilhamento de energia por meio do rateio de custos, não se convertendo em venda de energia.

 

Ainda tem dúvidas? Fizemos um resumo para você.

 

INVESTIR NA PRÓPRIA USINA SOLAR COMPARTILHAR UMA FAZENDA SOLAR NO CLUBE LIGY
Adquirir ou locar um lugar para instalação da usina, caso ela não possa ser instalada no seu telhadoNão tem necessidade de se preocupar com o local de instalação
Fazer um projeto de engenharia para ser aprovado junto à distribuidora localProjeto já estará pronto
Pedir financiamento ou utilizar recursos próprios para construir a fazendaSem necessidade, pois não haverá investimento no negócio
Acompanhar a instalação e manutenção da usina e das placas fotovoltaicasFazenda já está instalada! Sem manutenção em preocupação com segurança
Receber energia gerada e/ou créditos da energia injetadaMelhor parte! Créditos de energia da fazenda parceira vão direto para sua conta 
Usufruir do payback do projeto em torno de 4 a 5 anosTer até 15% de desconto real na sua conta de energia imediatamente todo mês!
Gerir possíveis erros na fatura da distribuidora e/ou falhas no sistema que ocasionam perdas de créditos de energiaVocê só paga pelo que consome! Fazemos a gestão da sua conta e dos seus créditos junto à distribuidora

 

Compare! Calcule seu desconto agora e venha fazer parte do nosso Clube. <3


 

Autor(a) do artigo

Escrito por

Sara Aragão

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência para o usuário e o pleno funcionamento das páginas deste site. Para mais informações, acesse a nossa Política.

Ok. Entendi!

Política de Cookies

Política de Privacidade