image
Geração Distribuída

O que é Geração Distribuída? Entenda como ela te faz livre para escolher de onde consumir energia! 🙂

Publicado em 28 de abril de 2023 • Média de de leitura

Escolher é algo que fazemos diariamente: comprar o molho de tomate da marca A ou B? Usar blusa azul ou preta? Ir de ônibus ou de Uber? Ir para a academia de manhã ou de noite? São alguns exemplos de perguntas que nos fazemos em microsegundos e que compõem uma parte das 35 mil decisões que um adulto faz diariamente, de acordo com a ciência. 

 

Por isso, a liberdade de escolha é algo que almejamos e buscamos constantemente.Pensando nisso, o mercado tem se adequado lançando novas opções de serviços, diversificando a forma como consumimos e buscando desburocratizar o nosso jeito de fazer as coisas! 😎

 

Um desses serviços é a energia - sim! aquela energia elétrica que háaa anos pagamos a fatura da concessionária da nossa cidade - e agora você é capaz de escolher de onde e como consome a energia. Foi a partir dessa possibilidade que a Ligy nasceu! 

 

Assim como a Uber e o Airbnb conectam motoristas a passageiros ou visitantes a locadores, a Ligy conecta geradores de energia a pequenos e médios negócios que desejam ter liberdade e economia com energia sustentável. Para você entender como isso funciona, temos que antes entender alguns conceitos como: Geração Distribuída e Geração Compartilhada (prometo explicar sem complicar! 😉).
 

Vamos começar pela modalidade que deu início à nossa liberdade de energia: a Geração Distribuída.
 

Geração Distribuída: uma nova forma de consumir energia. 
 

Antes de explicar sobre a Geração Distribuída, é importante começar pelo modelo de geração utilizado por boa parte da operação das concessionárias de energia: o da Geração Centralizada. Nele grandes usinas localizadas em áreas mais distantes dos grandes centros geram eletricidade, injetam em cabos de alta tensão, os quais vão levar essa energia, muitas vezes, por um longo caminho até as redes de distribuição que saem dos postes nas ruas até à sua casa.

 

Como intermediária dessa transmissão e dona dessa estrutura, temos a concessionária, que vai precificar toda essa operação de acordo com as tarifas de Energia (TE) e de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) em R$/kWh, de acordo com o regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

 

Já a Geração Distribuída (GD) consiste em um modelo em que as grandes usinas ficam um pouco de lado, dando lugar as pequenas usinas próximas ao local de consumo. É o caso daquele seu vizinho que instalou placas solares na casa dele. Ele investiu no próprio gerador elétrico e o ligou à rede elétrica da concessionária local, caracterizando assim um sistema On Grid (“Na Rede” em inglês). 

 

Assim, quando ele gerar mais do que consumiu no mês, aquela energia excedente é injetada na rede e transformada em créditos que poderão ser utilizados em um mês que ele gerar menos do que ele consome. 

 

O modelo da Geração Distribuída foi criado em 2012, a partir da publicação da Resolução Normativa 482 da ANEEL, o qual estipulou as regras do segmento, inclusive explicando como seria realizada a compensação de créditos gerados. A ANEEL também estabelece tarifas exclusivas para o sistema GD, as quais são geralmente mais baratas e, por isso, no final das contas, apesar do investimento inicial dos equipamentos, a modalidade da Geração Distribuída traz um retorno do investimento em, aproximadamente, 4 anos no Brasil.


As imagens abaixo servem para ilustrar esses dois modelos:


 


 

Em 2015, a publicação da Resolução Normativa 687 permitiu que novas opções dentro da Geração Distribuída fossem criadas visando a ampliação de consumidores dessa modalidade. Entre as opções, a Geração Compartilhada, conceito no qual a Ligy se encaixa! 💜


Geração Compartilhada: a Geração Distribuída pode ainda ficar melhor.

Geração Compartilhada de energia é o modelo em que duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas se juntam para investir e compartilhar a energia produzida por uma fonte de energia renovável na modalidade Geração Distribuída, permitindo o acesso de pessoas que não tem espaço ou recursos financeiros para investir em  Geração Distribuída de forma individual.

 

Nesse modelo, a energia gerada por uma fonte é distribuída entre os participantes de acordo com a proporcionalidade combinada entre eles. Essas pessoas podem ser moradores de um mesmo condomínio, membros de uma cooperativa, proprietários de um edifício comercial ou locatários de uma fazenda solar

 

No entanto, é importante que a forma como essa geração vai ser compartilhada seja bem combinada entre todos os envolvidos para que os custos e os benefícios sejam distribuídos de forma justa entre todos os participantes, como divisão dos custos de manutenção e reparo do sistema de geração distribuída. (Spoiler Alert: aqui é onde a Ligy entra para garantir que tudo saia dentro do combinado! 😉)


Foi com base no modelo de Geração Compartilhada que a Ligy montou um modelo de negócio que torna o usuário mais livre ainda. Pensa só: para seguir a geração compartilhada, alguém teria que ter a ideia, buscar pessoas interessadas, montar um consórcio ou uma cooperativa, assim como se preocupar com obras e instalações para montar a usina geradora. A iniciativa é ótima, mas o processo ainda dá para ser mais descomplicado, né? 😉

 

Foi pensando nisso que a Ligy conecta fazendas solares a empresas que querem se beneficiar das vantagens da Geração Compartilhada incentivando a geração de energia solar, mas sem se preocupar em gerenciar a compensação de créditos, processos junto à distribuidora ou manutenção da usina solar. Deixa isso com a gente! 😊

Vantagens da Geração Distribuída:

Como você percebeu, existem várias razões pelas quais você pode querer considerar o consumo de energia gerada por fontes de energia distribuída:

 

- Ter a liberdade de optar pelo seu tipo de energia como placas solares ou turbinas eólicas; 

 

- Promover sustentabilidade através da escolha de consumir energia limpa; 🌱

 

Economia: Como a tarifa estabelecida pela ANEEL para Geração Distribuída é menor que a tarifa de Geração Centralizada, você paga menos por kWh consumido. 


Você no controle: o modelo de Geração Distribuída reduz a sua dependência de concessionárias de energia e do fornecimento de eletricidade. Se você gerar sua própria eletricidade, poderá ter mais controle sobre sua conta de energia e terá menos probabilidade de sofrer interrupções no fornecimento de energia.

Autor(a) do artigo

Escrito por

Brenda

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência para o usuário e o pleno funcionamento das páginas deste site. Para mais informações, acesse a nossa Política.

Ok. Entendi!

Política de Cookies

Política de Privacidade